Meu dente está infeccionado. Devo procurar uma clínica de medicina dentária?
O abcesso dentário é quando a boca possui um acúmulo de pus por conta de uma infecção bacteriana. O dente infeccionado pode causar pode acontecer em diferentes regiões dos dentes e pelos mais diferentes motivos. O abcesso periapical, por exemplo, ocorre na região da raiz dentária, e o periodontal acontece nas gengivas junto a raiz de um dente. Se você estiver com suspeita de estar com essa doença, é necessário buscar a ajuda em uma clínica de medicina dentária urgentemente.
Porque o dente fica infeccionado? Como a clínica de medicina dentária pode cuidar deste problema?
O dente infeccionado ocorre quando uma infecção bacteriana está instalada em uma cavidade dos dentes dentre a gengiva e os ossos da face, ou até mesmo no pescoço. No total, quando o dente do paciente está nessa situação e ele não procura uma clínica de medicina dentária, isso pode se tornar um abcesso. Portanto, é necessário procurar a ajuda de uma clínica de medicina dentária o mais rápido possível.
Vale ressaltar que os profissionais que trabalham na clínica de medicina dentária apontam que muitas pessoas tem o dente infeccionado porque não realizam uma boa higienização dos dentes. Os especialistas da clínica de medicina dentária afirmam que as escovações devem ser feitas ao acordar, antes de dormir, e depois de todas as refeições. Ainda, o paciente deve realizar este ato com uma pasta de dente com flúor na sua composição, fio dental, escova de dente, e se possível, um enxaguante bucal sem álcool na sua composição.
Quais sintomas indicam que a necessidade de procurar uma clínica de medicina dentária?
Entre os principais sintomas de dente infeccionado que está prestes a se tornar um abcesso que podemos citar estão:
- Dor aguda nos dentes;
- Área afetada está muito avermelhada;
- Sensibilidade nos dentes;
- Dificuldade ao mastigar ou abrir a boca;
- Gânglios do pescoço inchados;
- Dente escurecido.
Muitas vezes o paciente possui o dente infeccionado por conta de doenças bucais simples que não foram tratadas desde o início da maneira correta, que é o caso da gengivite e das cáries. Vale ressaltar que, o dente infeccionado em estágio mais crítico pode se tornar a osteomielite, uma infecção grave no osso que surge por conta do abcesso dentário e que se espalha através da corrente sanguínea. Entre os sintomas que a osteomielite apresenta estão:
- Náusea;
- Vômito;
- Febre;
- Diarreia.
Caso você esteja com o dente infeccionado, é preciso marcar uma consulta na clínica de medicina dentária para que o dentista indique o melhor tratamento para o seu caso. Caso a infecção se torne muito dolorosa ao ponto de não ser mais suportável, o procedimento da drenagem é o mais indicado. Ainda, é válido ressaltar que o tratamento de dente infeccionado é feito na clínica de medicina dentária, onde o dentista remove a polpa do dente utilizando uma broca e drena a região infeccionada. Em seguida, as cavidades e canais radiculares do dente são vedadas, e por fim, o dentista da clínica de medicina dentária coloca uma coroa no dente para aumentar a sua rigidez.