Dentista endodontia deve ser procurado em casos de canal inflamado
A Endodontia é a especialidade da área odontológica que fica responsável pela saúde da parte interna do dente, conhecida como polpa. Essa estrutura contém nervos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos. Quando a polpa do dente apresenta algum tipo de infecção ou necrose, a região pode ficar inflamada e gerar desconforto. Além disso, o tratamento com o dentista endodontia deve ser feito para evitar que o quadro se agrave e a extração do dente seja necessária.
Os casos de inflamação no canal do dente costumam ocorrer por conta de traumas, cáries ou fissuras nos dentes, que permitem a entrada de microrganismos. Como a polpa contém nervos e vasos sanguíneos, a infecção na região costuma ser bastante dolorosa, criando um quadro de sofrimento bastante desagradável. Por isso, os tratamentos com o dentista endodontia, em alguns casos, costumam ser agendados com certa urgência.
Dentista endodontia informa sobre os sintomas de quem sofre com canal inflamado
Os pacientes que desconfiam estar diante de uma inflamação no canal dentário devem estar atentos aos sintomas que essa condição apresenta. O dentista endodontia elenca os indícios mais comuns relacionados a esse tipo de problema, como:
- Dor intensa, que atua de forma contínua e persistente, impedindo que a pessoa consiga se concentrar e executar as atividades durante o trabalho, prejudicando até o seu descanso;
- Dor no maxilar, a presença desse tipo de dor pode significar que a dor teve início no dente e se alastrou para o maxilar;
- Vermelhidão na gengiva;
- Fratura com exposição da polpa do dente;
- Escurecimento do dente por conta de traumas.
Diante dessas condições, o paciente que não procura por tratamento pode sofrer com infecções que acometem a parte radicular do dente, provocando além da dor, febre, inchaços e culminar na extração do elemento comprometido.
Dentista endodontia explica como é feito o tratamento
Para verificar se o paciente precisa se submeter ao tratamento de canal, o dentista endodontia solicita que o paciente realize uma radiografia. Por meio das imagens obtidas, o profissional pode avaliar a lesão e sua gravidade.
Após a análise inicial, o dentista endodontia dá início ao procedimento, que pode ser concluído em uma, ou mais, sessões. O tratamento se inicia com a abertura do dente. No caso dos dentes frontais, a abertura é feita na região posterior. Nos casos dos dentes posteriores, molar ou pré-molar, a abertura é feita na coroa.
Após a conclusão da abertura, a polpa comprometida é retirada, de modo que o espaço pulpar e limpado e preparado para que o preenchimento da região seja feito. É comum que seja inserido um material, em formato de cone, em cada canal, de modo que são mantidos na posição e selados posteriormente.
Por fim, o dentista endodontia coloca uma coroa sobre o dente, de modo a conferir um aspecto mais natural. Vale lembrar que, quando o procedimento não é finalizado em uma única sessão, é necessário que o dente seja fechado com material de preenchimento provisório, evitando a exposição da região no intervalo de tempo entre as consultas.