Quando procurar o dentista implantes
O dentista implantes é o profissional da área odontológica responsável por ajudar diversos pacientes a recuperar o sorriso, confiança e autoestima por meio de tratamentos que consistem na inclusão de um ou mais implantes dentários. Dessa forma, o paciente consegue suprir a ausência dos dentes naturais perdidos. Dentre as causas que provocam a perda dentária por meio de extração estão:
- Casos de cárie não cuidados;
- Acidentes que provocam traumas nos dentes como a fratura radicular;
- Doenças periodontais;
- Pacientes que já realizaram muitas restaurações nos dentes.
Para ajudar o paciente a substituir os dentes naturais perdidos, o dentista implantes conta diferentes tipos de técnica e materiais que dão alternativas que conseguem atender diferentes perfis de pacientes. Segundo o dentista implantes, o implante dentário consiste em pequenas estruturas que são inseridas, de modo que o posicionamento cirúrgico é feito na estrutura óssea do maxilar, localizado abaixo da gengiva. Dessa forma, esses elementos metálicos, normalmente feitos de titânio adquirem e desempenham a função da raiz de um dente.
Dentista implantes explica os tipos que podem ser escolhidos
Para atender um público bastante diversificado, que apresentam problemas singulares, o dentista implantes conta diferentes tipos de implantes que podem ser empregados. Dessa forma, esse profissional tem à sua disposição os:
- Implantes curtos: são ótimas opções para as situações mais complexas que envolvem pacientes que apresentam pouco espaço entre os dentes ou pouca espessura óssea. Como o sucesso do implante depende da sua fixação, as formas curtas desse dispositivo permitem que os pacientes que não querem realizar o procedimento de enxerto ósseo consigam também se beneficiar com a recuperação dos dentes por meio da inclusão de implantes;
- Implantes feitos de titânio: é um material que apresenta boa resistência e durabilidade. O titânio consegue resistir bem a corrosão, consegue conciliar dureza e leveza. Além disso, é compatível com organismo de modo que não costuma apresentar problemas com rejeição;
- Implante em cerâmica: é uma forma mais recente de implante, tecnológica e duradoura.
- Implante em zircônio: é um material bastante resistente, não oxida ou sofre com os processos corrosivos. Além disso proporcionam conforto ao paciente e não são tóxicos.
Dentista implantes explica sobre a reabilitação e os riscos de colocar um implante
Segundo o dentista implantes a reabilitação com implantes dentários envolve de forma simplória duas fases. A primeira delas, a cirúrgica, envolve a inserção do implante, de modo que o dispositivo é fixado ao osso. O processo conta com a osseointegração, em que as células ósseas do maxilar se integram com a superfície do implante dentário. A segunda fase consiste na confecção da prótese que será incluída no implante.
No âmbito dos riscos atrelados a esse tipo de procedimento, o dentista implantes destaca que, quando o implante é feito de titânio, o organismo não apresenta rejeição. Porém, o profissional destaca que os implantes podem apresentar problemas que podem provocar a sua perda. Dentre os problemas mais comuns estão as infecções, a fixação inadequada, procedimentos mal executados, qualidade do material utilizado no implante e pacientes que não têm estrutura óssea compatível com a inserção do implante.