Veja mais informações sobre um pronto socorro dentista 24 horas
A ida a um dentista é algo que deve ocorrer regularmente, a recomendação é que isto ocorra a cada seis meses pelo menos. Isto pois, o dentista irá fazer o acompanhamento do paciente de forma a prevenir doenças bucais e por meio da avaliação de seu quadro clínico, indicar o tratamento odontológico mais adequado quando necessário. Mesmo assim, é possível ocorrer situações inesperadas que requerem o atendimento emergencial. Quando isto ocorre, é possível procurar por um pronto socorro dentista 24 horas. As situações mais comuns para procurar por este tipo de serviço são:
- Queda de um dente;
- Sangramento bucal;
- Quebra da mandíbula;
- Dor intensa.
Assim, mesmo indo a um dentista periodicamente e estando em dia com a saúde bucal, os acidentes e situações emergenciais podem acontecer de forma inesperada, sendo preciso procurar quanto antes por um pronto socorro dentista 24 horas. É importante buscar ajuda quanto antes que a situação evolua para um quadro clínico mais grave, dificultando o tratamento.
Quando procurar por um pronto socorro dentista 24 horas?
Nas situações de emergência dental, a primeira coisa a se fazer é manter a calma para não ter atitudes que possam comprometer ainda mais a situação e agravá-la. Após isto, é muito importante buscar quanto antes pelo atendimento em um pronto socorro dentista 24 horas para que um profissional da área avalie o quadro clínico do paciente e assim, inicie o tratamento odontológico mais adequado. O paciente sairá do pronto socorro dentista 24 horas com todos os documentos, exames realizados e com o problema bucal resolvido.Em alguns casos, o dentista pode encaminhar o caso para um especialista da área dar prosseguimento pois, é necessário realizar algum tipo de cirurgia odontológica, colocação de aparelho ou implante dentário, entre outros. Para isto, o profissional que atendeu o paciente no pronto socorro dentista 24 horas solicitará os exames necessários e fará um relatório com os procedimentos realizados e medicamentos utilizados.
O que fazer em situações de emergência que afetam a saúde bucal?
Todos estamos sujeitos a ocorrência de acidentes que podem afetar a saúde bucal, quando isto ocorre é preciso buscar rapidamente pelo atendimento em um pronto socorro dentista 24 horas. Veja algumas situações que ocorrem com frequência e o que pode ser feito antes de buscar pelo pronto socorro dentista 24 horas. É muito comum um acidente que envolve a queda de um dente, quando isto ocorrer, coloque o dente em um copo com leite ou soro fisiológico para que as células vivas mantenham-se vivas e em boas condições para um possível reimplante. O ideal é que isto seja feito em no máximo duas horas, evitando esfregar ou lavar o dente.Outro acidente muito comum é a quebra de um dente, neste caso, os pedaços do dente devem ser mantidos em soro fisiológico ou leite e levados ao dentista para serem colados na parte do dente remanescente. Quando o pedaço de dente perdido não for localizado, o dentista fará uma restauração com materiais específicos que permitam a reabilitação estética e funcional do dente. O sangramento em dentes e gengiva são casos muito comuns e que requerem um rápido atendimento em um pronto socorro dentista 24 horas.